Clínicas Pavanatto / Tratamento da dependência química

Tratamento da dependência química

O tratamento da dependência química é algo que deve ser levado muito a sério, pois é uma doença que pode causar muitos males, inclusive a morte.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a dependência química é considerada uma doença crônica que se enquadra nos transtornos mentais e comportamentais (CID 10 F-19).

Ela é uma doença primária, pois pode ocasionar outras doenças como depressão, ansiedade, esquizofrenia, enfisema pulmonar, insuficiência renal e hepática, entre outras.

São mais de 271 milhões de pessoas no mundo que já fizeram uso de alguma droga ilícita. Número este equivalente a 5,5% da população mundial.

Dos mais de 271 milhões de usuários de drogas existentes no mundo atualmente, pelo menos 30 milhões são considerados dependentes químicos.

No Brasil o número de usuários de drogas ilícitas ultrapassa os 3,5 milhões de pessoas. E infelizmente este número vem aumentando com o passar do tempo.

Tratamento da dependência química

Tratamento da dependência química na clínica de recuperação

Apesar de ser uma doença crônica, ou seja, não possuir uma cura definitiva, a dependência química possui tratamento.

Da mesma forma que outras doenças crônicas como diabetes e hipertensão, que se tratadas corretamente, podem prolongar a vida do paciente, assim também acontece com a dependência química.

Mesmo ela sendo uma doença bem séria, se for tratada no tempo certo e da forma correta, pode proporcionar uma vida saudável e feliz ao paciente.

E para que isso aconteça, a dependência química precisa ser tratada em uma clínica de recuperação onde existem profissionais qualificados para atenderem cada caso específico.

Além dos profissionais, a clínica de recuperação também proporciona um ambiente seguro, confortável e tranquilo para que o paciente tenha uma recuperação rápida e eficaz.

Para que o paciente se recupere, além de todo o cuidado e esforço que a clínica de recuperação oferece, o envolvimento da família também é muito importante.

Os familiares precisam apoiar o ente querido não somente durante o tratamento mas também após a alta, quando o paciente já estiver em casa e o risco de acontecer uma recaída é bem alto.

A família deve ajudar o dependente químico a evitar gatilhos que possam fazer com que ele tenha contato novamente com a substância. Por exemplo, evitar pessoas ou lugares onde o familiar tenha fácil acesso às drogas.

Pois mesmo que o paciente esteja totalmente recuperado, um simples contato com a droga que causou sua dependência pode fazer com que todo o tratamento tenha que ser reiniciado e a batalha contra a doença seja recomeçada. Inclusive uma nova internação na clínica de recuperação.