Tratamento da dependência alcoólica
O tratamento da dependência alcoólica consiste basicamente em desintoxicação e terapia.
A desintoxicação é o procedimento médico onde o profissional irá cuidar do organismo do paciente, interrompendo o uso das toxinas que prejudicam sua saúde.
Além de interromper o uso do álcool, o médico também poderá recomendar uma dieta e receitar alguns medicamentos como sedativos, vitaminas e remédios específicos que ajudam a controlar a compulsão. Em alguns casos mais críticos, fazer uma limpeza intestinal pode ser necessário.

A terapia no tratamento da dependência alcoólica
A terapia no tratamento da dependência alcoólica irá cuidar da parte psicológica do paciente. Nela, a mente do paciente é trabalhada para ajudá-lo a se libertar da vontade de consumir álcool.
Alguns procedimentos específicos são realizados como a terapia em grupo, onde o profissional terapeuta supervisiona a troca de experiências entre os pacientes.
Também é feita a terapia comportamental onde o foco é ajudar o paciente a abandonar maus hábitos que o levam ao consumo do álcool.
Usamos aqui apenas dois exemplos de tratamento da dependência alcoólica, mas existem outras técnicas terapêuticas que têm como objetivo principal reabilitar o alcoólatra e deixá-lo sóbrio definitivamente.
O alcoolismo nem sempre é levado a sério e visto como uma doença, pois a prática de consumir bebidas alcoólicas não é mal vista pela sociedade em geral. Diferente do consumo de drogas ilícitas.
Mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o alcoolismo como uma doença. Um transtorno mental causado pelo abuso do álcool (CID 10 – F 10).
Uma doença que se não for tratada o quanto antes, pode se agravar, levando ao aparecimento de outros doenças como cirroses, hepatites, além de outros tipos de doenças psicológicas como a depressão.
O alcoolismo, além de prejudicar o próprio alcoolista, também afeta e muito seus familiares que podem desenvolver a codependência.