Reabilitação para homens
Dependência química e alcoólica são problemas que afetam milhões de pessoas pelo mundo afora, independente de gênero. Mas o público masculino ainda é o mais afetado. Por isso a Clínica de Reabilitação Pavanatto possui um programa exclusivo de reabilitação para homens.
De acordo com o III Levantamento Nacional sobre o uso de drogas pela população brasileira, desenvolvido pela Fiocruz em 2015, 4,9 milhões de pessoas haviam feito o uso de alguma droga ilícita nos últimos 12 meses anteriores à pesquisa. Deste mesmo número, 5% são homens e apenas 1,5% mulheres.
Outro dado exposto pela mesma pesquisa mostrou que entre os usuários de crack, 1,4% são homens e 0,4% mulheres.
Falando sobre o álcool, homens costumam tomar 5 doses ou mais em uma única ocasião enquanto as mulheres tomam 4 doses ou mais.

Por que um programa de reabilitação para homens?
Além dos números da pesquisa que mencionamos, mostrando que os homens são as principais vítimas da dependência química e alcoolismo, também entendemos que homens e mulheres podem não se sentir bem estando juntos na mesma clínica para tratar a dependência.
Sem contar que a dependência age de formas diferentes nos organismos masculinos e femininos, causando problemas exclusivos de acordo com cada gênero.
Por exemplo, no caso dos homens que abusam de esteróides anabolizantes, isso pode ocasionar infertilidade e impotência sexual, além de outros problemas de saúde.
O abuso do álcool também causa problema semelhante. A substância consumida exageradamente pode comprometer a qualidade do sêmen, diminuindo a quantidade de espermatozoides produzidos.
Esses são apenas alguns dos problemas causados pela dependência e abuso de drogas pelo público masculino.
Falamos dos problemas físicos, mas para tratar a dependência química e alcoolismo também é preciso analisar qual foi a motivação que levou o homem até a dependência. Assim o tratamento terapêutico se torna mais eficaz.