(11) 4023-1145 (11) 94954-9145 contato@clinicaspavanatto.com.br
(11) 4023-1145 (11) 94954-9145 contato@clinicaspavanatto.com.br

O que faz uma clínica terapêutica para dependência química?

O que faz uma clínica terapêutica para dependência química

Muitas pessoas não sabem que dependência química é uma doença crônica e, por falta de informação, tendem a classificar os dependentes químicos de forma pejorativa. Mesmo não possuindo cura, a dependência química possui tratamento. Neste artigo nós vamos falar o que faz uma clínica terapêutica para dependência química. Continue lendo.

De acordo com Classificação Internacional das Doenças da Organização Mundial da Saúde (CID – 10), a dependência química é uma doença caracterizada como transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de múltiplas drogas e ao abuso de substâncias psicoativas.

Algumas características que identificam a dependência química são:

  • Forte desejo ou senso de compulsão para consumir a substância;

  • Dificuldades em controlar o comportamento de consumir a substância.

  • Um estado de abstinência fisiológica quando o uso da substância cessou ou foi reduzido, como evidenciado por: síndrome de abstinência característica para determinada substância ou o uso de uma substância intimamente relacionada, com a intenção de aliviar ou evitar sintomas de abstinência.

  • Evidência de tolerância, de tal forma que doses crescentes da substância psicoativa são requeridas para alcançar os mesmos efeitos que se alcançava quando começou a ingerir a substância.

  • Abandono progressivo de prazeres ou interesses alternativos em favor do uso da substância psicoativa, aumento da quantidade de tempo necessário para obter ou tomar a substância ou para se recuperar de seus efeitos.

  • Persistência no uso da substância, mesmo compreendendo que esta é nociva, tais como dano ao fígado por consumo excessivo de bebidas alcoólicas, estados de humor depressivos consequentes a períodos de consumo excessivo da substância ou comprometimento do funcionamento cognitivo relacionado à droga.

O trabalho realizado na clínica terapêutica para dependência química

O trabalho realizado na clínica terapêutica para dependência química

O tratamento para dependência química realizado na Clínica Pavanatto começa com um diagnóstico criterioso, realizado por uma equipe multidisciplinar experiente, que leva em consideração as especificidades de cada caso.

A partir daí, é montada uma estratégia de tratamento personalizada. Que é revista periodicamente, visando o atendimento das múltiplas necessidades do paciente e a reorganização de sua vida como um todo.

Tudo isso em um ambiente que foge aos modelos convencionais de hospitais psiquiátricos. Nossas unidades de tratamento mantêm um modelo residencial familiar e aconchegante. Com ampla área verde de convivência para que os nossos pacientes e familiares tenham suas estadias da maneira mais confortável possível.

Experiência, serviços diversificados e diferenciados, equipe multiprofissional e estrutura ambiental terapêutica favorável para recuperação, fazem da Clínica Pavanatto uma referência no cuidado em saúde mental e dependência química no Brasil.

O trabalho realizado em nossa clínica terapêutica para dependência química proporciona completude no tratamento, pois possibilitamos aos nossos pacientes uma rede de cuidado integrada.

Mais do que tudo, o dependente químico necessita de um cuidado humanizado, multiprofissional e integral. Tudo isso se faz necessário para que possa verdadeiramente estabelecer vínculos e abrir passagem para o cuidado adequado e esse tem sido nosso verdadeiro compromisso.

Para mais detalhes, entre em contato conosco. Estamos te aguardando!