(11) 4023-1145 (11) 94954-9145 contato@clinicaspavanatto.com.br
(11) 4023-1145 (11) 94954-9145 contato@clinicaspavanatto.com.br

Como funciona o tratamento do alcoolista na terapia comportamental

Como funciona o tratamento do alcoolista na terapia comportamental

O alcoolismo nem sempre é visto e tratado da maneira que deve ser. Muitos pensam que é apenas uma questão de vício e que o alcoolista consegue parar de consumir a substância quando quiser. Mas infelizmente não é tão simples assim. Existe uma forma profissional e eficaz para resolver este problema e neste artigo vamos falar como funciona o tratamento do alcoolista na terapia comportamental.

O alcoolismo está na relação de doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1967. Ainda assim muitas pessoas hoje em dia não compreendem que quando falamos de um alcoolista ou alcoólatra (como é popularmente conhecido o dependente alcoólico) estamos falando de alguém que não consegue deixar de beber. Não se trata apenas de uma simples escolha.

Uma pessoa que não é vítima direta do alcoolismo, que consome álcool de vez em quando – socialmente, por assim dizer – essa sim, pode escolher ficar dias sem tomar uma dose sequer de qualquer bebida alcoólica. Ou até nunca mais ingerir álcool.

No entanto, o consumo constante e crescente da substância pode desenvolver o alcoolismo. Nesse momento, parar de beber deixou de ser só uma escolha. É por isso que queremos aqui mostrar como funciona o tratamento do alcoolista na terapia comportamental.

Para que o dependente alcoólico consiga parar de beber de uma forma segura, sem grandes complicações, é necessário passar por um tratamento completo, de preferência na clínica de recuperação para alcoólatras.

Na clínica, o alcoolista irá tratar tanto de sua saúde física, passando por exames médicos e um processo de desintoxicação, quando necessário. E também cuidará de sua saúde mental, que é onde entra a terapia comportamental.

 

Os detalhes de como funciona o tratamento do alcoolista na terapia comportamental

Os detalhes de como funciona o tratamento do alcoolista na terapia comportamental

A terapia cognitiva comportamental, que é o termo correto para terapia comportamental. Também conhecida pelas siglas “TCC”, é responsável por ajudar uma pessoa a questionar os seus pensamentos e avaliar se eles são falsos ou verdadeiros. E ainda se causam algum prejuízo em sua vida.

A TCC consiste em várias técnicas que ajudam o dependente alcoólico a modificar os seus pensamentos disfuncionais e a melhorar o seu transtorno.

Quando falamos em pensamentos disfuncionais, estamos falando de pensamentos negativos do tipo: “Eu não sirvo para nada”, “ninguém gosta de mim”, “nada dá certo na minha vida”, “eu não consigo”, entre outros similares.

O tratamento do alcoolista na terapia comportamental tem o objetivo de resolver os problemas atuais e mudar os pensamentos e comportamentos disfuncionais que são comuns em pessoas que sofrem com distúrbios psicológicos.

Na terapia cognitiva comportamental realizada nas Clínicas Pavanatto, o alcoolista recebe auxílio para encontrar novos meios de enfrentar os seus problemas.

O paciente é ensinado que os sentimentos devem estar em equilíbrio com os pensamentos, e aprende a interpretá-los de uma forma mais construtiva.

Na terapia comportamental, o alcoolista é estimulado a realizar mudanças comportamentais para que se sinta mais capaz de substituir o álcool por outras fontes de prazer saudáveis e proveitosas. E também mudar todos os hábitos e comportamentos que o levavam a consumir álcool em doses cada vez maiores.

A terapia comportamental é realizada por meio da psicoterapia personalizada para cada paciente. O paciente é ouvido, recebe aconselhamento psicológico de um profissional para que em seguida seja conscientizado da necessidade de eliminar pensamentos que atrapalhem a sua reabilitação.

Se você precisa de ajuda com relação ao alcoolismo, entre em contato conosco. Ficaremos felizes em poder ajudar!