(11) 4023-1145 (11) 94954-9145 contato@clinicaspavanatto.com.br
(11) 4023-1145 (11) 94954-9145 contato@clinicaspavanatto.com.br

Como ajudar um alcoólatra a parar de beber?

Como ajudar um alcoólatra a parar de beber

Fim de ano chegando. Mesmo 2020 sendo um ano difícil, muitas pessoas estão ansiosas para comemorar mais um ano vivido. E é comum as bebidas alcoólicas fazerem parte dessa comemoração. O grande problema é quando se tem um dependente alcoólico na família. Neste artigo nós vamos te dar algumas dicas de como ajudar um alcoólatra a parar de beber. Continue lendo!

Antes de falar diretamente do que você precisa fazer para ajudar um alcoólatra a parar de beber, queremos deixar bem claro o que é um alcoólatra e o alcoolismo.

Alcoolismo é uma doença, inclusive, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde. Não tem nada a ver com falta de força de vontade ou problemas de caráter.

Sabemos que muitos ainda hoje têm esse tipo de pensamento, menosprezando o alcoolismo. Mas a verdade é que se não for combatido o quanto antes, pode trazer problemas muito sérios, tanto para o dependente do álcool, quando aos que fazem parte de seu convívio. Principalmente sua família.

Alcoólatra é aquela pessoa que não consegue ficar muito tempo sem consumir álcool. Ou seja, uma pessoa de fato dependente da substância. É algo que está além da escolha.

É verdade que no começo, todos têm o poder de escolha entre beber ou não. Mas muitos abusam do álcool por inúmeras razões e não cabe a ninguém julgar. Afinal, qualquer um de nós pode passar por isso e só cabe a nós tentar ajudar quem precisa de ajuda, principalmente nossos familiares.

Vamos, então às dicas de como ajudar um alcoólatra a parar de beber.

O que você deve fazer para ajudar um alcoólatra a parar de beber

O que você deve fazer para ajudar um alcoólatra a parar de beber

 

  • Seja compreensivo, mas não permissivo:

Se você quer ajudar um alcoólatra a parar de beber, é necessário ter o cuidado de estabelecer a diferença entre compreensão e permissividade. O dependente alcoólico precisa de compreensão, mas não de permissividade. Ao invés de permissividade, ele precisa de limites.

E pode, inclusive, precisar de internação involuntária, caso não reconheça a necessidade de tratamento.

  • Participe do tratamento:

Após a internação, é fundamental que a família participe ativamente do processo de tratamento. Para isso a Clínica Pavanatto conta com o tratamento para a família, em que ensinamos aos familiares as melhores técnicas para ajudar na recuperação do alcoólatra.

  • Não tenha bebidas alcoólicas em casa:

Um dos maiores problemas enfrentados pelos alcoólatras após reabilitados é a possibilidade de uma recaída. Se a família em casa não tiver essa consciência, com certeza vai dificultar o processo. Deixe as bebidas alcoólicas longe de sua casa. Isso fará muita diferença!

  • Continue presente no pós-tratamento:

A Clínica Pavanatto sabe que o alcoolismo é uma doença crônica e que não basta ajudar um alcoólatra a parar de beber. Mas continuar ajudando-o mesmo após a internação. Por isso, contamos com um tratamento terapêutico que ajuda tanto a família quanto o alcoólatra.

O pós-tratamento tem como principal característica ajudar o reabilitado a permanecer firme no seu propósito de mudança de vida. Por isso, não permita que ele deixe de participar dessa etapa. Ajude da forma que puder!

E por falar em ajuda, se você sofre com algum familiar dependente do álcool ou se você mesmo tem essa dependência, não deixe de entrar em contato conosco. Faremos de tudo para ajudar você!

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.