(11) 4023-1145 (11) 94954-9145 contato@clinicaspavanatto.com.br
(11) 4023-1145 (11) 94954-9145 contato@clinicaspavanatto.com.br

Clínica terapêutica para dependentes químicos

Clínica terapêutica para dependentes químicos

Nem todas as pessoas enxergam a dependência química como ela realmente deve ser vista. A dependência química precisa ser vista e tratada como uma doença muito séria e as pessoas que sofrem deste mal precisam de ajuda. Portanto, nada melhor do que uma clínica terapêutica para dependentes químicos.

A dependência química é definida como um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos, que se desenvolvem após o uso repetido de determinada substância. Pode estar relacionada a uma substância psicoativa específica (por exemplo: cigarro, álcool ou cocaína), a uma classe de substâncias (opióides) ou a um conjunto mais vasto de diferentes substâncias.

Trata-se de um transtorno mental, uma doença crônica, onde diversos fatores podem contribuir para o seu desenvolvimento, incluindo a quantidade e frequência de uso da substância, a condição de saúde do indivíduo e aspectos genéticos, psicossociais e ambientais.

Antes de qualquer coisa, precisamos diferenciar o comportamento de abuso da dependência química. O abuso é um padrão de uso de uma ou mais substâncias em grandes doses, podendo provocar algum sofrimento no indivíduo, trazer prejuízo ao seu funcionamento social e/ou ocupacional. A despeito das consequências negativas, o abusador persiste no uso.

Já a dependência química vai além destes fatores, ficando caracterizada quando o consumo das substâncias é constante e foge ao controle do indivíduo, passando a desempenhar um papel invasivo, central e desestabilizador em sua vida.

Entre as características da dependência química podemos citar algumas:

  • Forte desejo ou compulsão para consumir a substância.
  • Dificuldades em controlar o comportamento de consumo.
  • Estado de abstinência fisiológico quando o uso cessa ou é reduzido.
  • Tolerância à substância usada, de tal forma em que doses cada vez maiores sejam necessárias para alcançar os efeitos originalmente produzidos.
  • Abandono progressivo de outros interesses em favor do uso, entre outros quesitos.

Como funciona a internação na clínica terapêutica para dependentes químicos?

Como funciona a internação na clínica terapêutica para dependentes químicos

A internação na clínica terapêutica para dependentes químicos tem indicações e contraindicações precisas, devendo ser avaliada e solicitada por um profissional especializado, que levará em consideração as especificidades de cada caso.

A experiência da Clínica Pavanatto demonstra que a internação se faz necessária, inclusive na modalidade involuntária, nos casos onde o usuário corre sério risco de morrer ou coloca em risco a vida de terceiros. Do mesmo modo, situações onde o usuário começa a praticar pequenos delitos, furtar objetos em casa para trocar pela droga. Ou então dilapidar o próprio patrimônio ou o da família, a internação deve ser considerada como medida de contenção e redução de danos.

Em outros casos, são os próprios dependentes que procuram o recurso da internação para interromper e se afastar do consumo compulsivo de substâncias. Esta é a chamada internação voluntária.

A internação na clínica terapêutica para dependentes químicos não deve ser utilizada como instrumento de punição do dependente, podendo, nestes casos, dificultar a abordagem terapêutica devido à resistência do mesmo ao tratamento. A recuperação do dependente químico só é possível através da total adesão ao tratamento, dependendo diretamente da vontade do indivíduo em se libertar do vício.

O tempo de duração de uma internação deste tipo não tem uma medida padrão. Contudo, há um período mínimo, com uma proposta de internação curta de 15 dias. Em princípio, este é o tempo que dura o processo de desintoxicação com a reversão dos sinais de abstinência. No entanto, em muitos casos, faz-se necessário um trabalho de recuperação da autoconfiança, para que o paciente consiga reassumir algum compromisso pessoal e/ou sociofamiliar.

Entre em contato agora com a Clínica Pavanatto. Teremos grande satisfação em esclarecer todas as suas dúvidas e poder ajudar!