Clínica de internação contra álcool e drogas

Mesmo com tanta informação ao nosso alcance, de forma fácil e bem acessível nunca vista antes, ainda há muita especulação quando falamos sobre clínica de internação contra álcool e drogas.

A ideia de que a clínica de internação contra álcool e drogas é um lugar de “castigo” onde o interno irá aprender a se comportar ainda passa pelas mentes de muitas pessoas. Alguns até assimilam a clínica com uma prisão, isso, pela questão de o paciente precisar ficar internado o tempo que a equipe médica determinar.

Mas claro que isso não acontece para punir ou “castigar” o dependente químico/alcoólico. Muito pelo contrário, a internação é justamente para ajudar a combater a doença, seja ela dependência química ou alcoolismo.

Sim, ambas são doenças contidas na lista de doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS). As duas são consideradas transtornos mentais e comportamentais cada qual referente a sua substância, ou seja, alcoolismo referente ao abuso de álcool e dependência química referente ao abuso de drogas e outras substâncias psicoativas. Para mais detalhes veja CID 10 F19 (dependência química) e CID 10 F10 (alcoolismo).

A humanidade de tempos em tempos enfrenta novos desafios na área da saúde, como é o caso da pandemia relacionada ao coronavírus. Sabemos que é questão de tempo para vencer este novo desafio. No entanto outras doenças tem sido um desafio há anos como é o caso da dependência química e alcoólica.

Qual o papel da clínica de internação contra álcool e drogas?

Qual o papel da clínica de internação contra álcool e drogas

O papel da clínica de internação contra álcool e drogas é justamente combater as doenças de forma que o paciente tenha uma vida normal sem grandes complicações, tanto físicas quanto psicológicas e sociais.

Lembrando que dependência química e alcoolismo são doenças crônicas. Isso quer dizer que não possuem uma cura, como é o caso da hipertensão (pressão alta) e diabetes, por exemplo.

Não possuem cura, mas sim um tratamento que, se for feito da maneira adequada, prolonga a vida do dependente de forma plena. E esse tratamento deve ser feito na clínica de internação contra álcool e drogas.

Infelizmente alcoolismo e dependência química não são doenças comuns bastando tomar remédios que a situação já está controlada. Medicamentos podem sim fazer parte do tratamento, mas apenas eles sozinhos não resolvem o problema.

É provável que você já tenha visto propagandas de medicamentos que prometem tirar a vontade de beber ou até mesmo de fumar. Mas tome cuidado, como acabamos de dizer, alguns remédios ajudam no tratamento da dependência, mas devem ser receitados por um médico. Jamais devem ser tomados sem orientação profissional.

Na clínica de internação contra álcool e drogas há diversos profissionais responsáveis pela saúde física e também mental dos pacientes como é caso dos psicólogos e terapeutas. Além disso, todo o local é construído para auxiliar na recuperação eficaz do paciente.

Se você está precisando de ajuda com relação ao alcoolismo e dependência química, entre em contato conosco. Será uma satisfação para nós poder ajudar!