(11) 4023-1145 (11) 94954-9145 contato@clinicaspavanatto.com.br
(11) 4023-1145 (11) 94954-9145 contato@clinicaspavanatto.com.br

Casa de repouso: um segundo lar para o idoso

Casa de repouso

Você, muito provavelmente já ouviu falar no termo “casa de repouso“. Mas será que você sabe de fato o que ele significa? Nesse artigo nós vamos falar um pouco mais sobre as casas de repousos e esclarecer o que elas são de verdade. Continue lendo para saber mais!

Em muitas situações “casa de repouso” é usado como termo genérico para qualquer instituição de cuidados de longo prazo. Mas o termo se refere especificamente às instituições licenciadas pelo Estado que podem fornecer cuidados básicos e especializados de enfermagem.

Especializados no sentido de parte do cuidado incluído pode ser fornecido apenas por um profissional de saúde treinado. “De repouso” indica que enfermeiros fornecem a maior parte dos cuidados na instituição.

Ou seja, é diferente de um hospital ou clínica convencional. Tanto é que o nome casa de repouso, não é à toa. E no lugar de “pacientes”, usamos a palavra “residentes” para definir os idosos que lá de fato residem, seja temporariamente ou não.

Enfermeiros dão aos residentes os medicamentos, monitoram os distúrbios, supervisionam os tratamentos, consultam os médicos sobre os cuidados, e organizam a maior parte das atividades.

A equipe de enfermagem inclui enfermeiros registrados, técnicos em enfermagem, auxiliares de enfermagem e um enfermeiro chefe que supervisiona os cuidados de enfermagem na casa.

Além desses profissionais que acabamos de citar, cada casa de repouso também tem um médico chefe, um médico que supervisiona os cuidados médicos.

Em algumas casas de repouso, o médico chefe é o único médico que fornece cuidados médicos. Mas na maior parte das casas de repouso, muitos médicos, frequentemente trabalhando com profissionais de enfermagem ou auxiliares de médicos, oferecem os cuidados.

Escolhendo uma casa de repouso

Escolhendo uma casa de repouso

Agora que você já sabe o que a casa de repouso significa e como ela funciona, vamos falar sobre como escolher uma instituição de confiança, que irá cuidar do seu ente querido.

Ao procurar uma casa de repouso, a família deve tentar obter o máximo de informações possíveis. Ela pode pedir ao administrador da instituição para ver a avaliação da casa feita pelo Estado.

Veja, logo a seguir, algumas perguntas que podem ser feitas para a administração da casa de repouso:

  • Com que frequência o cuidado dos residentes é analisado?

  • Que tipo de cuidado médico está disponível?

  • Os residentes e familiares estão incluídos na análise dos cuidados?

  • Há um conselho de famílias e/ou de residentes?

Para algumas perguntas, o administrador pode encaminhar pessoas ao enfermeiro chefe ou ao médico chefe da casa de repouso.

Conversar com outras pessoas que estão familiarizadas com a casa é útil. Essas pessoas incluem o ombudsman de cuidados de longo prazo (que visita as casas de repouso e investiga as reclamações), médicos, clérigos, familiares dos residentes, residentes e funcionários da instituição.

Algumas casas têm organizações de residentes que consistem em familiares e amigos de residentes que se encontram para conversar sobre problemas que surgem na casa de repouso.

Essas organizações podem fornecer aos familiares dos possíveis residentes informações úteis.

No entanto, marcar uma visita a uma casa por várias horas é normalmente a melhor maneira de determinar se a qualidade dos serviços é boa e se a casa será um bom lugar para o seu familiar.

Por isso, se você procura por uma casa de repouso para idosos, nós te convidamos a entrar em contato conosco. Indicaremos uma de nossas unidades para você e esclareceremos todas as suas dúvidas!

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.