(11) 4023-1145 (11) 94954-9145 contato@clinicaspavanatto.com.br
(11) 4023-1145 (11) 94954-9145 contato@clinicaspavanatto.com.br

A terapia familiar no tratamento da dependência

A terapia familiar no tratamento da dependência

A humanidade, como um todo, sempre enfrenta novos desafios. É o caso da pandemia do novo coronavírus que estamos enfrentando no momento que escrevemos este artigo. Mas existem alguns desafios que nos acompanham há muitos anos, como é o caso da dependência química. E para vencermos este desafio, temos uma forte aliada. A terapia familiar no tratamento da dependência.

A dependência química é assunto que ainda causa certa confusão, especulação e até polêmica entre as pessoas. Mesmo para aquelas que conhecem de perto este problema, muitas vezes não entendem bem o que significa de fato.

É comum encontrar pessoas que acreditam que a dependência química é um desvio de conduta, de caráter. Mas desde o ano de 2001 que a OMS (Organização Mundial da Saúde) a classifica como um transtorno mental.

Além de um problema de saúde, a dependência química também é um problema social em boa parte do mundo. Mas neste artigo vamos nos concentrar nos males contra a saúde. Em especial a saúde mental.

Considerando o fato de que a dependência química é um grande drama que a sociedade enfrenta, existem métodos eficazes para combater este problema. E o lugar ideal para que estes métodos sejam postos em prática é a clínica de recuperação.

Na clínica de recuperação o dependente recebe auxílio médico para que a saúde de seu corpo seja recuperada. Ou, na melhor das hipóteses, preservada.

Também recebe apoio psicológico através da terapia cognitiva comportamental (TCC). A TCC pode ser aplicada de forma individual, em grupo, ou em família. Vamos explicar logo a seguir como funciona a terapia familiar no tratamento da dependência.

 

Como a terapia familiar no tratamento da dependência funciona?

Como a terapia familiar no tratamento da dependência funciona

Diversos estudos apontam que a dependência química afeta não só apenas o próprio dependente quanto seus familiares.

Inclusive desencadeando a codependência, um padrão de comportamento adotado por pessoas próximas ao dependente que com o tempo pode ser destrutivo.

Em poucas palavras, um codependente é aquela pessoa que deixa de viver sua vida em favor do dependente.

E isso acontece com a família do dependente, principalmente pais de dependentes ou então cônjuges. Por isso a terapia familiar no tratamento da dependência é tão importante.

Nela, tanto o dependente químico quanto seus familiares recebem apoio psicológico, entendendo o que é o vício, como ele ocorreu, quais as circunstâncias que o influenciaram, e também assumindo a condição existente. Pois é bastante comum que o dependente e também a família neguem ou ignorem o problema.

A terapia familiar no tratamento da dependência pode ser uma ferramenta importante para descobrir problemas conjugais e familiares de todos os tipos, dos simples aos mais complexos.

Portanto, pode ser excelente para auxiliar dependentes químicos e seus parentes de todas as idades, bem como para mediar outros problemas comuns a qualquer família.

A Clínica Pavanatto conta com excelentes profissionais, tendo uma vasta experiência em terapia familiar no tratamento da dependência.

Além dos profissionais terapeutas, também contamos com uma dedicada equipe médica e outros profissionais que, juntos, proporcionam uma recuperação eficaz e um tratamento de qualidade, tanto para os nossos pacientes quanto para seus familiares.

Entre em contato conosco agora. Será um imenso prazer para nós esclarecermos suas dúvidas e ajudar no que estiver ao nosso alcance!